sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A vontade de Deus


Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari

Como podemos saber qual é a vontade de Deus?

Diz na Bíblia que Deus nos fez Sua própria imagem. O imam Ali, o líder dos crentes, disse que todo o universo se encontra dentro de nós. A ciência moderna nos mostra que em cada célula há um mapa de todo o organismo – isto é – na menor parte de cada coisa é que se encontra o todo, ou como diz a expressão, o macrocosmo no microcosmo.

O que podemos entender com tudo isso? Que toda a informação do mundo já está dentro de nós. Quando Deus criou ao homem instalou dentro dele, um mapa do universo que se chama os 99 Nomes de Allah. Estes “nomes” são na verdade energias divinas com diferentes funções e propósitos. São os atributos de Energia Suprema – de Allah (Deus). É como se você tirasse uma célula de teu braço; dentro dela você encontraria o DNA de todo o seu corpo e de o seu ser. Allah tirou uma faísca de Si mesmo para nos construir e por isso Seu DNA reside nesta faísca - esta célula divina leva com ela a realidade de Deus. Somos fragmentos do Pai.

Então o que aconteceu? Por que o filho não se comporta como o pai? Por que somos um desastre? Bem, você sabe. No lugar de seguir Seu exemplo andamos por outro rumo procurando nossa própria individualidade. Queremos construir nossa própria vida, nossa própria identidade, nosso próprio destino. E por isso nossa realidade se encontra enterrada debaixo de um montão de lixo – fantasias e imaginação, medos e desejos, enganos e decepções. Bem, temos criado um inferno e então culpamos a todo mundo menos a nós mesmos, até á Deus mesmo culpamos.

Então, o que fazemos? Queremos sair do inferno, mas como? Depois de que percebemos que algo está mal, o que acontece? Já estamos cobertos debaixo de um montão de enganos – isto é, a realidade de quem somos está tão oculta que não sabemos o que é real e o que é falso.

Quando percebemos isso já começamos a luta. Alhamdullilah (louvado seja Deus). Dê graças a Allah por saber que algo está mal, porque 98% das pessoas nem sabe isso. Quase todos andam dormindo – sonâmbulos.

O verdadeiro Yijad, a Yijad-al-Akbar (a grande luta) se realiza dentro de nós mesmos. É a luta para encontrar-nos com nós mesmos e, sendo que somos a imagem de Allah, é a senda em direção a Deus mesmo.

Um guerreiro sabe que para ganhar a batalha ele deve conhecer ao inimigo. Contra quem ele está lutando? Somente quando você conhece bem ao seu inimigo você pode vencê-lo.

Nosso inimigo somos nós mesmos. O nafs (o ser terreno ou ser baixo, a personalidade falsa) que temos fabricado com o medo, a arrogância, a avareza e a raiva.

Sabendo que há alguma coisa mal, vamos para o segundo passo: vigilância e a compilação de informação e conhecimento sobre o inimigo. Tenho falado muito disto – consciência. Autoconsciência. Quero dizer, é necessário começar um programa de autovigilância contínua.

Quem você é? Eu já te disse quem você é na realidade, mas quem você acredita que é? Quem você pretende ser? Que mascaras você usa e por quê? O que faz você agir, atuar, reagir..., fazer? Você está fazendo ou reagindo? Por quê você quer o que você quer?

O imam Ali disse, como muitos outros sábios do passado, “Conhecer a si mesmo é conhecer a Deus” (e isso não significa que você é Deus).

Simplesmente o Sufismo é a essência da religião. Islã significa Submissão a Deus. O Sufismo conduz ao praticante a esta realidade.

Este mundo e vida não são mais do que um lugar de passagem em uma grande viagem. Diferente de outras viagens e paradas, esta é de importância primordial. Nisso subjaz a dicotomia da vida em que vivemos – é somente um momento em nossa vida eterna e se nos esquecermos disso e nos envolvermos demais nela, prejudicaremos todo nosso futuro, todavia, se não levarmos esta fase de nossa vida muito a sério também prejudicaremos o resto de nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...