segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dhikr (zikr) é mais do que palavras


Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari

Tudo é energia, tudo o que existe no mundo são diferentes formações de bytes de energia, aspectos, atributos e poderes da Realidade Infinita Divina. Vemos neste momento um turbilhão dessas energias agitadas, energias negativas chocando umas com as outras. As energias divinas não são boas e/ou más, é o seu uso que as tona boas ou más.

Nós somos visitantes de outra dimensão. Podemos ser vítimas desses choques ou sermos livres e não sermos afetados. É uma questão de sintonização. Temos a possibilidade de sintonizar com as frequências deste mundo conflitivo e tormentoso ou sintonizar com a frequência de outra dimensão, nosso verdadeiro lar. Dhikr significa focar na, sintonizar com a, energia da Fonte Consciente. Podemos sentir a Deus ou sentir as energias agitadas do mundo. Sentir a Deus, a Energia Divina, dhikr, lembrança, consciência, cria uma aura de proteção ao redor do corpo e da mente e acalma as emoções.

Há algum tempo escrevi:
“O que significa dhikr (zikr)? Dhikr significa lembrança, nossa prática é dhikr Allah, lembrança de Allah. O que é Allah (Deus)? É a energia consciente que sustêm a existência. Onde está essa Força Divina? Dentro de tudo o que existe e isso nos inclui, Deus reside em cada célula dos nossos corpos. Muito embora, geralmente, o dhikr se refira à meditação na qual repetimos os nomes de Allah sozinhos ou em grupo e também durante o dia repetindo frases como ‘Alhamdulillah’, ‘Subhanallah’, ‘Bismillah’, ‘Mashallah’, e etc., mais importante [ainda] – dhikr significa lembrança! Lembrança implica consciência, estar alerta, desperto. Onde está Deus? Em nosso corpo, cérebro, olhos, no ar que respiramos...”

“TRANSMITE [aos demais] o que te foi revelado desta escritura divina, e seja constante na oração, pois, certamente, a oração refreia [ao homem] das ações desonestas e de quanto atenta contra a razão; e a recordação de Deus (dhikr) é na verdade o maior [bem]. E Deus a sabe tudo o que fazeis.” (Alcorão 29:45)

Dhikr significa manter uma consciência de Allah, a Força Essencial, em todo momentos ou o quanto pudermos. Consciência. O que significa consciência?

Deus, Allah, Yahveh, Brahma, ou como você quiser chamar essa Força Consciente, pôs em marcha um Sistema de leis, físicas e sutis, uma ciência que podemos usar em nosso benefício ou rejeitar em nosso detrimento. Ali está a chave, Deus nos deu a escolha de sintonizar com Ele ou com as forças enganosas do mundo material. Uma escolha conduz a uma consciência elevada, sabedoria, progresso espiritual, e a outra escolha nos leva ao estancamento, atrofiamento e um estado de repetição – você acredita que existam movimento e mudanças neste mundo, mas é tudo uma ilusão, a superfície, as formas parecem mudar, mas essencialmente é a mesma coisa uma e outra vez.

Tudo o que digo você poderia ver se estudasse essa ciência da existência e se colocasse em prática o dhikr em seu sentido mais amplo, uma sintonização positiva com a Realidade. Continuaremos, inshallah.

Um comentário:

  1. Precioso Mestre, realmente me traz muita alegria cada texto. Aprendo sempre.

    ResponderExcluir

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...