terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Glóbulos brancos espirituais

  
Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari

A energia é o resultado de forças opostas. Existe energia positiva e energia negativa; nem uma e nem a outra são boas ou más, as duas têm propósitos, mas são essencialmente neutras em si. Combinadas produzem poder, energia forte boa ou má dependendo da proporção ou grau de equilíbrio entre elas.

Temos falado sobre força de vontade. Muita gente com metas espirituais acredita que a força de vontade não se encaixa com o caminho em direção a Deus, mas isso depende da fonte ou impulso – se uma pessoa é impulsionada por motivos que se originam do ego isso nos prejudica tanto espiritual como fisicamente. Tudo depende de escolhas, e o propósito desta vida terrena é precisamente esse, escolhas, decisões, ou seja, livre-arbítrio. O que é o livre-arbítrio senão tomar decisões e tomar uma decisão requer força de vontade especialmente quando as opções são entre o correto e o incorreto e os impulsos do nafs/ego.

Voltando à ciência e um fato não muito conhecido, um “segredo” então. Como foi mencionado acima, a energia é o resultado da fricção produzida pelo choque entre forças opostas. De fato, se você estudar a cosmologia de todas as tradições espirituais, verá que assim é como Deus criou o universo, como começou tudo isto. Primeiro havia Um e o Um criou dois, dualidade, do um a dois e o conflito entre as duas forças criou vibrações que criaram todo o demais.

Os profetas em seus livros e através de suas cadeias de mestres nos explicaram o que é correto (em harmonia com as leis universais) e o que não é correto (o que causa distúrbios no equilíbrio da pessoa por não coincidir com realidades do universo). Com essa informação podemos tomar as decisões necessárias para alcançar o estado de insan-i-kamil, o ser humano que conseguiu a perfeição possível para um ser humano. Sem o conhecimento apropriado e sem tomar decisões corretas, é impossível avançar espiritualmente. Sem esforço o indivíduo não consegue evitar cair nas mãos das forças negativas (o exército de Satanás) e do nafs/ego. As forças deste mundo e as inclinações negativas internas tanto do DNA como o karma, são tão fortes que não fazer nada é tudo o que precisamos “fazer” para debilitar o “sistema imunológico espiritual”, a ajuda de Deus que, em uma pessoa lutando contra as forças negativas, está vigente.  Os erros causam bloqueios que impedem a corrente divina que está sempre fluindo em nós para nos ajudar a sintonizar com a onipresença Dele – colocamos como um dique impenetrável entre nós e a Força Suprema.

Há uma forma de energia que um indivíduo pode experimentar se estiver suficientemente atento e tiver o desejo bem dirigido a Deus. Esta energia se produz pelo mesmo princípio descrito acima, o choque das energias, da positiva e da negativa. Cada vez que tomamos uma decisão correta contra as inclinações e impulsos negativos é produzida uma energia limpadora (se transforma em energias) que corre pelo corpo todo tanto físico quanto energético. Esta energia é o que abre os canais de energia e guia divina destruindo os vírus do mal como os glóbulos brancos espirituais.

Ninguém pode ficar tranquilo esperando que Deus, um mestre ou práticas espirituais façam o trabalho.

“Na verdade, Deus não muda a condição de um povo enquanto este não mudar a si mesmo; e quando dispõe uma calamidade para um povo [como consequência de suas más ações], não há ninguém capaz de evitá-la, pois não há ninguém que possa protegê-los Dele.” (Sagrado Alcorão 13:11)

Como disse, se pudéssemos cumprir exatamente o que os profetas nos disseram, alcançaríamos a iluminação imediatamente. Sendo que não conseguimos em nossas condições atuais, fazemos práticas espirituais (dhikr, meditação, autovigilância) que nos dão fortaleza e para ter força de vontade para tomar as decisões que nos unificam com Deus.

“Portanto, sejam perfeitos, assim como seu Pai Celestial é perfeito”. Mateus 5:48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...