quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O Dar



Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari

Abu Bakr Al-Siddiq foi um personagem importante no Islã. Foi um companheiro do Profeta e o primeiro dos 4 califas corretamente guiados depois da morte do Profeta. O Profeta ensinou os métodos do Sufismo a duas pessoas: Ali Bin Abi Talib e Abu Bakr. Enquanto a maioria das tariqas sufis se originam de Ali, a tariqa Naqshbandi tem Abu Bakr como o primeiro de sua linhagem. O que segue é um hadiz (tradição verídica) sobre Abu Bakr.

Uma vez o Profeta pediu que todos dessem o que pudessem para um projeto de caridade. Omar Bin Al-Khattab, outro dos quatro companheiros do Profeta mais importantes, tinha algo de dinheiro para oferecer e disse a si mesmo: “Chegou o momento em que poderei ganhar de Abu Bakr”. E trouxe a metade de todo o dinheiro que possuía. O Profeta lhe perguntou: “Quanto você guardou para sua família?”. Omar respondeu: “uma parte igual”. Mais tarde, no dia em que Abu Bakr chegou com tudo o que tinha e o Profeta lhe perguntou “quanto você guardou para a sua família?”, Abu Bakr respondeu: “deixo para Allah e Seu Mensageiro”. Diante disso, Omar comentou: “nunca mais vou tentar competir com Abu Bakr quando o assunto for caridade”.

Não sugiro que você imite o Abu Bakr, muito embora ao dar todo o seu dinheiro, Abu Bakr sempre terminou ganhando mais. O que acontecia? É ciência!

O corpo humano, como expliquei em outros contextos, é um condutor de energia. Temos o exemplo da bomba de uma casa que faz subir a água para a caixa d’água no telhado. Mas, o que acontece quando a água não sobe? Por que não sobe? É porque tem ar no cano e por isso não há fluxo. Se você colocar água no cano ou tirar de outra forma o ar, a água enche o cano e tudo começa a fluir. De fato você nem precisa da bomba. Uma vez que [a água] está fluindo se cria uma sucção natural como podemos fazer ao chupar uma mangueira.

O corpo humano é similar. O corpo contém redes de energia. Quando essa energia não flui bem, aparecem as doenças. Toda doença é o resultado de bloqueios de energia e/ou desequilíbrios de energia no corpo. A dor corporal resulta de uma concentração excessiva de energia em uma área do corpo. Para eliminar a dor é necessário fazer com que a energia se mova de novo reduzindo-a até seu nível adequado na área afetada, bem como restabelecendo o equilíbrio energético no corpo inteiro.

Dar é similar. Quando você da, quer seja de forma material ou emocional, até um sorriso, é como tirar obstáculos (o ar do cano) e você cria uma sucção e fluxo natural. Quanto mais você da, mais você recebe. No Islã a acumulação de riqueza excessiva é proibida. É como comer em excesso, o corpo não pode digerir tudo o que comeu no tempo apropriado e o excesso apodrece no estômago e nos intestinos e produz toxinas e doenças. Se você tem desejos materiais em excesso e acumula demais sem compartilhar, são criados bloqueios de energia positiva tanto no corpo físico quanto no corpo energético (o ser real) e a energia se torna negativa causando danos importantes tanto para a vida terrena quanto para a vida futura.

Tudo o que é material é uma manifestação de realidades espirituais. A acumulação de bens materiais e de dinheiro são manifestações de estancamentos de energia divina e bloqueios contra a entrada da guia divina. A guia divina chega em uma forma não tão diferente que os cabos e/ou ondas que trazem informação ao seu rádio ou televisão – energia. Se há um curto circuito nas redes elétricas da sua casa, a energia da companhia de luz não chega. Você fica na escuridão. É igual com o seu corpo físico e sutil.

O não dar e a acumulação de riqueza também são um ato de medo, a fonte de todas as emoções e estados negativos na vida. Mesmo que você precise ser prudente e prático, precise proteger a sua família e se preparar para o inesperado, o excesso leva você espiritualmente à ruína, bem como a muitos problemas na vida presente, inclusive enfermidades físicas e emocionais.

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Evangelho de Lucas 6:38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...