quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Realidades básicas da existência - Parte 1



Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari

Antes de tudo, para entender e agir bem, bem como desfrutar e ter sucesso na vida, temos que crer e entender que existe uma força ou energia sobre a qual tudo o demais descansa, o primeiro componente de tudo o que existe e de que tudo o demais depende, deve sua existência. Esse elemento básico e primordial se chama Deus em português, é a energia consciente do universo.

Por que devo acreditar em Deus para funcionar e desfrutar da vida? Nossas vidas e o mundo inteiro são regidos por leis ou sistemas exatamente como na ciência – de fato, tudo é ciência. As coisas mais simples que fazemos na vida só dão certo se conhecemos os procedimentos ou o processo correto para fazê-las. Na tecnologia, os avanços que tornaram nossas vidas mais cômodas e agradáveis devem seus descobrimentos ao conhecimento da ciência básica que começa com o conhecimento do átomo, o elemento básico do material, e sua estrutura, os menores elementos que o compõem. Avanços e êxitos em nossas vidas também dependem do conhecimento de nossa origem, nosso propósito e nosso destino. Nós nos originamos da essência de Deus; Ele nos enviou à vida neste mundo temporário em um corpo temporário para aprendermos mais Dele e as realidades da existência, depois vamos morrer e continuar uma forma de vida em outro lugar. Se você não reconhece esses fatos e não procura o conhecimento necessário para encaixar dentro das realidades, leis e sistemas do universo, você se chocará de novo e de novo com a estrutura dele. O universo é como uma estrutura fixa com todas as suas partes conectadas e sincronizadas – para funcionar bem dentro dessa realidade o ser humano tem que seguir as regras, seguir o mapa, por assim dizer.

A verdadeira realidade de Deus está além do alcance do cérebro humano, todavia, é possível entendê-la até um ponto em que uma conexão se cria e Deus lhe guia e abre [os seus] olhos interiores, e o que você não vê agora se tornará visível. Mas isso não acontecerá se o seu conceito de Energia Básica, isto é, Deus, é restrito por pensar em termos materiais. Por fazer isso, pensar pequeno, seu mundo e entendimento do universo não chegará mais longe da mesma materialidade, um mundo e conceito pequeno e limitado.   Uma forma de pensar materialmente e fechar a visão às grandes realidades além deste mundo visível e acarretar efeitos daninhos à saúde física e emocional é a crença comum de que Deus lhe recompensa e castiga por suas ações como se Ele fosse um ser como eu e você. As recompensas e castigos que experimentamos são resultados de nossas ações que não encaixam com as leis universais. Deus pôs o sistema em andamento, mas nós nos castigamos e recompensamos a nós mesmos. Conceber a Deus de forma pequena como humano, com sentimentos e ações humanos, encolhe o cérebro e os sentidos, de forma que o indivíduo não terá a capacidade de ver e entender a não ser superficialmente. Além disso, este foco material nos faz cair na mesma materialidade e numa vida de altos e baixos e emoções extremas, uma vida telenovelesca.

Tudo está conectado: a mente, o seu vizinho, o seu amigo e o seu inimigo, o mundo e Deus. Somos todos parte de um todo. Cada ação e pensamento tem um efeito em alguém mais, no mundo e em nós mesmos. Desta forma fazemos nossos próprios destinos. De forma parecida, por conhecer como as coisas funcionam, como Deus funciona e como você pode se relacionar com Ele, você pode sincronizar sua vida com a energia Dele para se mover através da vida como se você estivesse boiando em um rio levado pela corrente enquanto todos os demais estão nadando contra a corrente, perdendo energia vital com cada movimento.

Continuamos em breve, inshallah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...