sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A Senda do Sufismo

Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari


“Olhai! Vós sois os chamados para contribuir no caminho de Allah, mas entre vós se encontram os tacanhos; e quem quer que seja tacanho, o é contra sua própria alma. Y Allah é Autossuficiente e vós sois os necessitados. E se vós vos volteis, Ele trará em vosso lugar a outro povo, então eles não serão como vós.” 
(Sagrado Alcorão 47,38)

Allah diz no Hadiz-i-Qudsi, “Criei alguns de meus servos para meu Zat (essência).” Para chegar à essência de Allah, o primeiro requisito é a intenção de submeter-se a Allah. Isso significa que a sua primeira prioridade deve ser Allah, a sua segunda prioridade, Allah, a terceira prioridade, Allah e dai para o infinito. Sua relação com os outros tem que depender de sua relação com Allah. Por Allah você me ama. Por Allah, eu lhe amo.

Outro elemento é humildade. Como você pode se achegar a Allah se você não é humilde? Quando você é arrogante ou orgulhoso, você está criando o seu nafs (seu ser, eu ou ego) Deus. Com essa atitude você não conseguirá nada e no fim das contas terminará onde você começou e não próximo de Allah. A humildade é não olhar para baixo pensando que você é grande, mas olhar as montanhas e ver o quão pequeno você é.

O ponto fundamental para achegar-se a Allah é a Verdade. Você deve plantar uma base da Verdade para todas suas ações e não ilusões. Uma vez alguns fizeram uma pergunta ao Profeta Muhammad (s.a.w.s.) e, ele respondeu “Amanhã lhes respondo.” Estava esperando que o anjo Gabriel viesse com a resposta. Por dez dias Gabriel não apareceu. E finalmente, Allah disse, “Diz, ‘Inshallah’ (Se Allah quiser)” Quando o Profeta (s.a.w.s.) disse, “Se Allah quiser, lhe darei a resposta,” ele então recebeu a resposta de Deus. Não há garantias de que as expectativas de uma pessoa serão cumpridas. Ela deve se submeter à vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...