terça-feira, 21 de novembro de 2017

Um estudante sente a solidão do caminho espiritual


 Salam alaikum R… –

O Sufismo e a senda espiritual, em geral, são um caminho solitário, mas na companhia de milhões de outras pessoas. O que eu quero dizer?

Lembre-se da citação do Alcorão: “E Ele é Quem vos criou de uma única Alma...”. Todos nós estamos juntos nisso – como uma única pessoa, uma alma.

Perguntaram-me: por que o mundo continua uma confusão contínua, por que não é tudo perfeito, por que este mundo nunca vai ser o paraíso? É porque todas as almas, aspectos de nós mesmos, estão em diferentes fases ou etapas de desenvolvimento. Esse é o propósito deste lugar, a Terra, um campo de treinamento para almas em desenvolvimento. O universo é orgânico, tudo nasce, cresce (se desenvolve) e morre (se transforma). Isso também inclui a nós; nossas almas começam como sementes e têm que passar por um processo que consiste em percorrer por muitas vidas e mundos. Chegamos aqui como almas incompletas para trabalhar, trabalhar para crescer e para conhecer a Verdade, ver a Realidade. É lógico que todas as almas estejam em diferentes etapas do processo – há pessoas boas e más, todas umas trombando com as outras, conflitos e violência, tudo parte do processo de crescimento. A Terra é orgânica (obviamente) e nasceu, passou e está passando por etapas, vai morrer e tudo vai terminar para começar de novo.

“Nesse Dia enrolaremos os céus como são enrolados os pergaminhos escritos; [e] tal como demos origem à primeira criação, a repetiremos – uma promessa que Nos impomos: pois, certamente, podemos fazer [todas as coisas].” (Alcorão 21:104)

Então, o caminho para as pessoas que chegaram a uma fase do despertar, o princípio do despertar, é trabalhar só, mas com o entendimento que todo mundo (nossos irmãos e irmãs) estão lutando também na sua maneira, em seu ponto do processo. Parte do nosso trabalho é entender e ter compaixão por todos os demais e o sofrimento deles – o crescimento acarreta luta e dor – devemos sentir o sofrimento dos demais e fazer o que pudermos para ajudar. Neste sentido nosso caminho é totalmente solitário.

Salam e wadud,

Sheik Mohammad Abdullah

Um comentário:

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...