Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari
Os sheiks da senda têm dito que existem quatro portas através das quais o indivíduo deve passar para a viagem em direção a Allah. São: Sharia, a lei; são as regras do contrato entre Allah e a humanidade. Tariqa, a senda; esta é a maneira de se chegar mais perto de Allah. Marifa, conhecimento direto; quando Allah traz o seu servo para mais perto. E Haqqiqa, a experiência da Realidade Divina.
Estas [portas] não devem ser entendidas como uma progressão linear, mas como quatro partes de um círculo completo.
Os Sheiks dizem que Allah pode aproxima-se através destas portas em qualquer ordem, mas que a pessoa tem de passar por todas para completar a viagem.
Nos países muçulmanos as pessoas começam pela porta da Sharia. Aqui no ocidente é mais comum que uma pessoa inicie com a Tariqa, o que então inclui a Sharia.
As diferentes escolas de Sufismo também manejam as portas de maneiras diferentes. Uma escola pode ter um programa que segue uma ordem como Sharia, Tariqa, Marifa e Haqqiqa, enquanto outra pode fazê-lo como Sharia, Tariqa, Haqqiqa e Marifa.
Em geral, para aproximar-se de Allah através da Sharia significa arrumar sua vida de tal maneira que você seguirá as instruções do Alcorão e da Suna (a maneira do Profeta). Aproximar-se de Allah através da Tariqa significa lutar para estar em um estado de recordação de Allah em todo momento. Aproximar-se de Allah através da Marifa significa estar aberto à vontade de Allah. E aproximar-se de Allah através da Haqqiqa significa estar dotado com a percepção direta da Realidade de Allah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário