quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Faça um favor a si mesmo: ame!


Por Mestre Mohammad Abdulla Ansari

Escrevi recentemente:

A ideia de bem e mal é relativa e não existe em um sentido essencial, quase ninguém acredita que está fazendo o mal, fazem o que lhes convêm, o que acreditam que é bom para ele ou ela. Mas em termos práticos, é claro que há pessoas e atos que... são maus, causam dano a outras pessoas. Mas, eles causam mais danos a si mesmos que a outros, e as consequências de seus atos vão retornar para eles com acréscimos tanto aqui durante a vida física quanto depois da morte...

Estamos rodeados de mal, pessoas violentas, ladrões e muita desonestidade. Devemos nos proteger contra toda a maldade que nos ameaça diariamente, mas, como escrevi, temos que entender a verdadeira realidade da situação. Passamos por este mundo material de energia densa para aprender de Deus, ou seja, aprender e entender a ciência da existência.

E (Deus) criamos todas as coisas em casais (ou opostos). Talvez assim reflitais. (Alcorão 51:49)

O mundo é baseado em equilíbrio, um balanço entre forças, energia positiva e negativa, na essência não há bem e nem mal, tudo é um, um não pode existir sem o outro. Perguntaram-me: por que existe o mal, por que Deus permite o mal? Podemos dizer que não há luz sem escuridão, não existe cima sem baixo, e assim sucessivamente, e isso é parte da resposta. Outra resposta importante se trata da nossa razão para estar aqui neste mundo, a de crescer espiritualmente, conhecer a Deus. Isso requer escolhas, livre-arbítrio; ao escolher entre o correto e incorreto estamos modelando nossa alma e construindo nosso destino. Sem o mal, não existiria livre-arbítrio – com tudo perfeito e bom não haveria motivo para viver, não haveria forma de cumprir nosso propósito neste mundo e vida.

Como uma pessoa causa dano a si mesmo ao cometer um ato mau, como mencionei na citação acima, nossa reação a essas pessoas e situações negativas é um elemento chave para nosso desenvolvimento espiritual. As emoções e pensamentos negativos, além de seus efeitos nocivos a nossa saúde física, causam danos a nossa alma, nosso desenvolvimento espiritual. Tudo é energia. Emoções e pensamentos têm frequências que ressoam com frequências iguais tanto internas como externas com efeitos correspondentes.

O amor real é uma frequência divina (não é uma emoção), e é como cola que une elementos. Disse Jesus: “Ama o teu inimigo”. Algo difícil de fazer, a menos que vejamos o amor com entendimento – se entendemos a verdadeira condição das pessoas más, sua ignorância e sua relação ou posição espiritual na existência, a viagem de desenvolvimento das almas, de nossa conexão tanto com ele ou ela, como com toda a humanidade não só nesta estadia curta aqui, mas por toda a eternidade, as reações negativas se dissolvem e começamos a experimentar o efeito unificador/que conecta do amor.

Amar só é difícil se entendemos o amor como uma emoção, amor emocional, no lugar de sua realidade energética, uma frequência divina com um efeito pegajoso que nos faz sentir a realidade de que somos uma única entidade, conectados e unidos com Deus.

Um comentário:

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...