Por Mohammad Abdullah Ansari
Tenho dito que o primeiro passo na viagem espiritual é
conhecimento. Isso não significa, de forma alguma, que o conhecimento vai levar
você até a meta. Mas se você não sabe aonde vai ou por que, tampouco vai
atingir a meta. Estudamos, lemos, escutamos mestres, para averiguar qual é a
meta, onde está e como se alcança.
De forma básica todos sabem as respostas, mas há alguns
erros que tenho visto nas pessoas pela forma que pensam ou realizam a viagem.
Primeiro, a meta. Bem, se você é um sufi ou uma pessoa com alto conhecimento
vai dizer que a meta é ALLAH, Yahveh ou Deus. Mas, o que significa isso? Um dos
maiores obstáculos é pensar em um deus lá fora. Certamente você não possui um
conceito tão material como as pessoas medianas, contudo, é difícil pensar em um
deus que você não pode ver, e, por isso as pessoas pensam em Deus com [uma]
forma humana, uma encarnação como alguns cristãos e hindus, ou como um velhinho
sentado em uma nuvem ou no céu dispensando recompensas e castigos segundo os
atos dos fieis. E não importa quantas vezes tenhamos ditos e quão forte é nossa
crença na verdade de que Deus está em tudo, impregnado em todas as coisas
incluindo a nós mesmos, ainda oramos como se estivéssemos falando com um deus
lá fora.
Quando perguntaram a hazrat Ali (ra) se ele podia ver Allah,
ele disse: “Não acreditaria em algo que não pudesse ver”. O que ele quis dizer?
Que ele pode ver Allah? Para um crente de religião formal isso é quase uma
blasfêmia, não poderia conceber tal coisa porque seu conceito, o conceito
comum, é que nós existimos e existe Deus, duas coisas distintas que há no mundo
material, que inclui aos seres humanos e há um deus conduzindo-o [o mundo
material] de algum lugar isolado. Nós sufis, assim como pessoas em caminhos
espirituais, dizemos que Deus está em tudo, dizemos que tudo o que existe está composto
dos 99 nomes de Allah e atributos listados no Alcorão e muito mais. Cada nome é
uma frequência de onda específica que em combinação com outras formam toda a
matéria do universo.
Todos os nomes estão dentro de cada pessoa, estamos
compostos dos nomes de Allah. Então, por que não somos santos? Espera!
Hazrat Ali disse que podia ver Allah. Não é algo intelectual
como pensar que “esta coisa está feita dos nomes al-Matin, al-Jalil, al-Hakim,
etc., não, é ver, realmente ver a energia divina. Não é tão diferente do que
Carlos Castaneda, o aprendiz do xamã mexicano don Juan Matus, chamava “a
segunda consciência”, como um interruptor que apertamos para trocar a maneira
de ver. Quando você vê uma pessoa “má”, ou desagradável, ou ainda uma pessoa
boa, mas deformada, a primeira impressão é sentir emoções negativas, mas se
você aprender a ver a energia, poderia apertar o interruptor e ver as
diferentes formas energéticas (nomes de Allah) em combinações que produzem o
que vemos. Deus está ali, Sua energia, uma realidade que não pode ser vista com
os olhos normais.
Contudo, para conseguir essa habilidade temos um caminho para
percorrer com obstáculos e mal-entendidos. Inclusive, o título que coloquei é
enganoso, a viagem ao “centro” do ser – como se Allah residira no núcleo do
nosso ser – não é assim, Sua energia está presente em cada célula do corpo
humano. Por que não somos santos? Por que estamos aqui nesta terra de maldade e
de provas? Continua.
Precioso Mestre. A pergunta que tenho é: Como é possível enxergar o divino em pessoas más? Geralmente temos dificuldades de ver a divindade em pessoas que nos ofendem, nos caluniam, as que querem nosso mal.
ResponderExcluirBom. Como desenvolver uma prática para alcançar a realização de enxergar o divino no outro?
A resposta na minha intuição diz o Dhikr.
Um abraço forte.