Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari
A participação em uma tariqa sufi deve ser entendida como se você frequentasse uma universidade na qual o dervixe dedica seriamente tempo e atenção. O treinamento é integral, “holístico”, o que significa que trata todos os aspectos da vida do estudante.
O treinamento também é completo no sentido de que se o estudante realmente se dedica a tarefa de desenvolver uma relação com o Divino/a sob a direção do Sheik e seus califas, ele ou ela, com o tempo alcançará uma transformação completa, se Deus quiser.
Pode-se ver o treinamento de diferentes maneiras. O mais singelo é dizer que o treinamento é zahiri e batiri, externo e interno. Existem práticas que afetam o estado interno do estudante e práticas que afetam o ser externo. Um exemplo de um dos mais básicos e importantes exercícios são as práticas diárias ou Wazifas. Esses exercícios são a repetição dos Nomes de Allah designados pelo Sheik que o estudante deve recitar diariamente, seu zikr pessoal. Um exemplo de zahiri são exercícios chamados movimentos sagrados que tomam várias formas e atos rituais da Sharia como wudu (ablução), que é a limpeza ritual antes de orar.
Podemos categorizar o treinamento como de corpo, mente e espírito ou Sharia, Tariqa, Marifa e Haqqiqa. A forma polarizada de zahiri e batiri toma um aspecto triunvirato quando acrescentamos Dhati, a Essência. Este terceiro aspecto permite ao dervixe ver o aspecto unificado do interior e exterior, a luz e a escuridão, o yin e yang, masculino e feminino.
A meta do treinamento é que o dervixe estabeleça uma relação com o Divino/a que é constante, pessoal, amorosa e voluntaria. Tudo o que falamos do treinamento foi só com essa finalidade, para ajudar o estudante conseguir esse estado bendito.
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